Nós somos injustos

O jornalismo é injusto. Raramente fala do que realmente importa e interessa. Salvo raras exceções não consegue tratar, equitativamente, os assuntos. São vários os motivos mas, um dos principais, deve-se ao desconhecimento das matérias com que se tem de trabalhar. Mesmo nos casos onde só se fala de determinado tema há sempre algo que escapa. O Desporto em Viana não é exceção.
Se nas modalidades coletivas é possível justificar a noticiabilidade de apenas certas equipas nalgumas competições, no caso das modalidades onde é o atleta o principal destaque torna-se mais complicado fazer o devido acompanhamento. Por exemplo: Marco Morgado, César Fonte e Gael Santos. Três atletas vianenses. Uns reconhecem facilmente o(s) nome(s). Outros não. Marco Morgado é um dos melhores meio fundistas vianenses e “joga” pelo Conforlimpa. César Fonte é ciclista na Barbot Glass Drive e esteve em grande destaque na última Volta a Portugal e Volta a Tenerife. Gael Santos é um papa títulos na esgrima, representando a Escola Desportiva de Viana.
Dos três, o Gael é frequentemente notícia, o César ocasionalmente e o Marco nunca o foi. Porquê? Recebemos da Escola Desportiva de Viana informações sobre o Gael. Na sua página de Facebook o César faz-nos chegar novidades sobre a sua carreira. Com o Marco não temos nada que nos ligue.
Exemplos como os do Marco são muitos! Resta-me lançar um desafio: Partilhem connosco as novidades dos desportistas vianenses. Por e-mail, telemóvel, no nosso mural no Facebook, Twitter… Meios não faltam!
No fundo, afinal o jornalismo não é injusto. O que é injusto é o acesso à informação… e para informar, o jornalista tem de ser informado! Só assim conseguiremos ser mais justos.
Nota final: Parabéns aos participantes da XIV Meia Maratona Manuela Machado. Parabéns aos Cyclones pela organização. Parabéns à Manuela Machado pela atleta que foi e pela dirigente desportiva que é.
originalmente publicado aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: