Vale a pena investir no desporto? Parece que não…

É recorrente ouvir entre os diretores das modalidades que não o futebol que este é um bicho papão que suga a maior parte dos apoios e atenções, bem como dos atletas. No final de 2010, o Público tinha como manchete fotografias de José Mourinho, Vanessa Fernandes, Cristiano Ronaldo, Nélson Évora e Naide Gomes e com a legenda “O desporto em Portugal na última década – Todas as modalidades cresceram, mas futebol reforçou hegemonia” e um artigo nas páginas 2 e 3 (a notícia em destaque na edição do dia).

Através desse artigo descobri que “Entre o quase meio milhão de praticantes desportivos federados existentes em Portugal no ano de 2009, quase um terço (144.557) é composto por futebolistas (…) o que representa quase seis vezes mais do que os existentes na segunda modalidade mais praticada, o basquetebol (40.250 atletas federados).” O voleibol é a terceira modalidade praticada (40.090), andebol a quarta (37.562) e em quinto está o ténis (25.550). Estes números fazem refletir e o autor do texto procurou o presidente do Comité Olímpico de Portugal para falar sobre eles e para avaliar a década desportiva, Vicente Moura. Após as banalidades do costume, Moura teve uma afirmação curiosa:

“Portugal ainda tem uma baixa relação entre desportistas federados e o número de habitantes. Há atletas dotados que nem sequer iniciam a prática desportiva. Tudo começa no desporto escolar. Apesar de haver maior relação entre a escola e os clubes, ela ainda não chega.”

Não deixa de ser curioso que um dos responsáveis máximos pela promoção do desporto em Portugal tenha dito isto e hoje se leiam estes títulos!

Escolas temem fim do Desporto Escolar

Escolas dizem que não vão ter horas para desporto

Ministério da Educação quer suspender todos os projectos nas escolas

Fim do desporto escolar pode levar alunos a ganharem quatro quilos

Com informações tão contraditórias fica difícil saber para onde se caminha e se vale a pena investir no desporto, em Portugal!

publicado originalmente aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: