O papel do entrevistador,

“(Miguel Sousa) Tavares pôs-se a defender posições pessoais e justificou perguntas,  que é escusado. O entrevistador deve passar à frente, ignorando os ataques que um entrevistado faça às suas opiniões ou perguntas, pela simples razão de que a entrevista não diz respeito ao entrevistador, mas ao entrevistado. O ego e opinião de um jornalista não interessam para nada numa entrevista.”

Eduardo Cintra Torres,

in Público de 26 Fevereiro 2010 (não encontrei nem sei se há link), a propósito do novo programa de Miguel Sousa Tavares, “Sinais de Fogo

3 respostas a O papel do entrevistador,

  1. Sandra Gonçalves diz:

    Concordo com a opinião de Eduardo Cintra Torres, relativamente á entrevista ao Eng. Sócrates. Mas a entrevista a Gonçalo Amaral correu bem pior, o que acabei de ouvir foi um monólogo. Não consegui ouvir uma só resposta do entrevistado por o entevistador se limitadar a perguntar, seguidamente responder e depois acusar, sem dar hipótese ao entrevistdo de poder dizer uma frase completa. Fica a sensação de que foi a pior entrevista que vi em televisão. Defraudou e muito as minhas expectativas.

  2. Francisco Vieira Borges diz:

    O MST é uma autêntica besta. Com esta última entrevista ao Sr.Gonçalo Amaral fiquei convencido que os jornalistas estão cada vez mais a ter um poder que lhes não deveria ser delegado. Cada vez mais me convenço da ditadura mediática, qualquer dia somos todos uma cambada de ignorantes nas mãos dos jornalistas.

  3. Curiosamente, não vi nem o primeiro nem o segundo programa. Apenas gostei do apontamento do ECT pois em anteriores entrevistas notei nesse “pormenor”. Espero conseguir ver na próxima segunda para poder falar melhor sobre o programa.

    Discordo da tua ideia de ditadura mediática, Chico. Quanto muito existe um triângulo de poder entre Estado, Comunicação Social e Povo onde os três influenciam e se deixam influenciar. Curiosamente, apenas quando são atingidos é que se ouvem queixas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: